Como se preparar para o exame.

     Todos os anos, muitas pessoas se preparam para os dois exames mais importantes de fluência de um idioma. Alguns deles são para fins de proficiência técnica em empresas dos mais diversos setores, mas o TOEFL é o mais completo deles. Alguns setores, como o das companhias aéreas, pedem este exame anualmente. Isto parece ser óbvio considerando a diversidade de clientes que possuem. Por isso que o foco dos testes é objetivo e transparente, ou seja, fluência. Mas o processo de preparação da proficiência em inglês mais amplamente aceita, o TOEFL, às vezes é confuso. Porque a linguagem é a habilidade que as pessoas aprendem desde a infância sem saber. Descrever e medir algo que as pessoas aprenderam de forma não sistemática é difícil. A maior dificuldade é que as pessoas não conhecem seus prós e contras no caso da linguagem. De qualquer forma, é bom você saber como se preparar para o exame TOEFL ou IELTS.

T O E F L

     Uma empresa norte americana é a responsável pela administração do TOEFL. Você pode fazer o teste diretamente pela internet.  É uma prova muito extensa com questões de múltipla escolha e dura até 4 horas e meia. Quase todo mundo que vai ingressar em uma faculdade internacional, opta por este exame. A pontuação máxima é de 120 e você precisa de mais de 80% para ter chances em uma universidade de prestígio. Isso significa que precisa dominar muito o idioma, ou seja, tem que estudar bastante e ter um ótimo vocabulário.

I E L T S

     Sob a coordenação da Cambridge English Language Assessment, da Austrália, você fará uma prova presencial com um avaliador. Você pode escolher o teste General Training, voltado para quem quer morar em vários países cujo inglês é a primeira língua. Ou pode escolher o Academic, se está pretendendo fazer um curso nas universidades estrangeiras. De 0 a 9, você deve tirar um nota 7,5 no mínimo. A duração da prova é menor, de 2h e 45 minutos, priorizando a conversação.

Defina sua meta!

     Considerando que o TOEFL é o mais procurado, vamos focar neste, te orientando para que tenha uma meta de pontuação. Digamos que você pretenda ser admitido em uma instituição da Ivy League. O intervalo médio de pontuação do Toefl é de 90 a 100. Para as instituições médias, é de 78 pontos. Seja qual for o seu propósito, você deve conhecer seu alvo. Lembre-se, todos os ventos são inúteis para um navio sem rumo.

Siga a mídia publicada em inglês.

     Seguindo o inglês, a mídia de transmissão é útil para o seu processo de preparação para o TOEFL, isso te ajudará a estar mais familiarizado com o inglês. As habilidades mais desafiadoras medidas pelo TOEFL são ouvir e ler. Acompanhar as notícias permite que você avance seu vocabulário pelas coisas que elas mencionam. A coisa mais importante quando você melhora seu vocabulário pelas notícias é que você aprende novas palavras por seus diferentes contextos. Além disso, você poderá aumentar sua gramática dessa maneira. Seguindo este caminho, se você ouvir as notícias ou os podcasts, você estará familiarizado com o inglês regular que é falado nas ruas. Isso significa uma linguagem natural e clara que você precisará no exame TOEFL.

Tente conversar com falantes nativos de inglês.

     Outra parte do TOEFL é a sessão de fala. É difícil melhorar suas habilidades de conversação em inglês falando com falantes não nativos de inglês. Os falantes nativos de inglês são as pessoas que falam inglês desde a infância. Mesmo que você não viva em um país de língua inglesa, você sempre tem a possibilidade de encontrar o inglês nativo com a ajuda da tecnologia. Existem alguns aplicativos que te ajudam nisso. Em muitos países, alguns eventos chamados de “Clubes de conversação” e são organizados por eles. Além disso, existem alguns serviços pagos que você pode encontrar um falante nativo para monitorar sua fala e melhorar essa habilidade.

Aperfeiçoe seu vocabulário!

     Para passar no TOEFL com uma pontuação mais alta, você precisa dominar sua habilidade de vocabulário. No TOEFL existem muitas palavras do vocabulário. Algumas delas são difíceis. É difícil lidar com as palavras desconhecidas, mas você pode encontrar listas de palavras do vocabulário acadêmico. O vocabulário acadêmico é o item mais importante no tópico de vocabulário do TOEFL. Mas outra questão ocorre aqui. Como você vai estudar isso? Existem aplicativos neste caso também? Como lembretes diários, o aplicativo irá lembrá-lo de palavras importantes aleatórias. Esses aplicativos também são conhecidos como flashcards digitais. Quando você vir as palavras sem nenhum contexto, você as memorizará.

Dê uma olhada na estrutura do TOEFL.

     Como você está em uma corrida, você deve examinar a pista. Quando voltarmos ao TOEFL, você deverá ser capaz de responder às seguintes perguntas. Você sabe que tipo de perguntas serão feitas para você? Qual é a ordem das seções? Quanto tempo você tem? Há algum intervalo no exame? Quantas perguntas há na seção de leitura ou quantas perguntas há na seção de escuta?

Faça uma análise SWOT em você.

     Todas as pessoas têm contras e prós. Ao se preparar para este importante exame, você deve conhecer suas fraquezas e pontos fortes. Além disso, você precisa se explorar mais. Ao longo do processo de preparação, tente encontrar suas oportunidades como, digamos, se um de seus amigos é falante nativo, use essa oportunidade. Além disso, tente se concentrar na habilidade mais fraca de você. É uma péssima ideia focar no que você faz melhor.

Conclusão.

     O processo de preparação para um exame não é tão difícil quanto você esperava. Acompanhe as notícias em inglês, ouça as rádios ou um podcast, encontre um amigo nativo para melhorar sua fala. Concentre-se na seção de vocabulário. No final, conheça a si mesmo e seu oponente.
Texto em inglês com áudio norte-americano.
Texto em inglês com áudio britânico.